PÁGINA 8 - GERAL

PROJETO BOMBEIRO MIRIM FORMA MAIS 120 CRIANÇAS PARA PRÁTICA DA CIDADANIA

Secretaria Executiva de Comunicação Social - PMSJ
Inspiradas na boa reputação dos bombeiros, 120 crianças das turmas do 4º ano dos Centros Educacionais Municipal (CEM) Morar Bem, José Nitro e Solemar, de São José, concluíram em novembro e dezembro o Projeto Bombeiro Mirim.
Iniciativa conjunta entre o Corpo de Bombeiros Militar de São José, Secretaria Municipal de Educação e Centro Universitário Municipal de São José, o projeto promove orientação vocacional, desenvolvimento da personalidade, valorização da cidadania e elevação da autoestima.
Durante três meses, os estudantes receberam orientações sobre a prática dos primeiros socorros, prevenção contra incêndios, educação para o trânsito, preservação do meio ambiente, noções de segurança aquática, construção de valores humanos e utilização adequada dos telefones de emergência.
As formaturas do Projeto Bombeiro Mirim aconteceram nesta terça-feira (07), às 16h, no CEM Morar Bem; no dia 01º de dezembro, às 16h, no CEM José Nitro e no dia 29 de novembro, às 10h, no CEM Solemar.
No primeiro semestre, outras 86 crianças dos Centros Educacionais Municipais Altino Corsino da Silva Flores e Santa Ana, também de São José, receberam os certificados de conclusão no projeto.
O “Bombeiro Mirim” atua prioritariamente em regiões socialmente vulneráveis, desencadeando ações preventivas para redução da incidência de violência e criminalidade.
Biguaçu faz reforma geral em todas as escolas


No decorrer do ano de 2010 foram feitos levantamentos em todas as escolas e Centros de Educação Infantil Municipais (CEIMs) de Biguaçu, pontuando as reformas necessárias. As instalações não se apresentavam adequadas para o bom andamento das rotinas escolares, pois não haviam adaptações para portadores de necessidades especiais e reparos nos prédios precisavam ser realizados.

Através de uma empresa especializada nesse tipo de serviço, todas as unidades foram rigorosamente inspecionadas. O resultado foi levado à apreciação do Prefeito José Castelo Deschamps, que imediatamente ordenou a realização das reformas. Após a autorização do Prefeito Castelo, todos os levantamentos foram enviados à Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAN) para confecção dos projetos e o posterior processo licitatório.
Ao total são 11 CEIMs e sete escolas que passarão por reformas com substituição de telhados, pinturas, revisão elétrica, colocação de pisos, execução de muros, trocas de portas, janelas, revisão do sistema hidráulico e construção de fossas.
Algumas unidades terão ainda a construção de novas salas, depósitos, refeitórios, remanejamento de biblioteca e salas, tornando-as mais adequadas para alunos, funcionários e toda a comunidade escolar. A Escola Básica Municipal Fernando Viegas de Amorim, por exemplo, passará por várias modificações em suas dependências. O investimento para a realização das obras em todas as unidades é de cerca de R$ 2,3 milhões.


Trabalhos em andamento
As obras já foram iniciadas e a primeira unidade a receber os serviços a todo vapor é o CEIM Professora Lindóia Souza de Faria, situado na Praia João Rosa. Nesta quinta-feira (13/01/2011), o Prefeito Castelo e a Secretária de Educação, Maria de Fáveri, estiveram vistoriando a reforma. Na oportunidade, conversaram com o encarregado da obra, Valdir Flores, que garantiu que todos os reparos serão finalizados em duas semanas.
“Essa unidade recebe mais de 300 crianças. É nosso compromisso oferecer instalações apropriadas para que elas sejam bem atendidas e cuidadas”, declarou o Prefeito.
Na próxima semana estarão sendo iniciados os trabalhos no CEIM Lar Feliz, no bairro Pedregal, e a Escola Professor Donato Alípio de Campos, no Prado. Em seguida, as outras unidades a serem atendidas serão o CEIM Dona Virgínia e o CEIM Dona Paulina, com licitação em andamento.
“Estamos ansiosos pela reforma das escolas, e trabalhando juntamente com a Secretaria de Planejamento, fazendo reuniões constantes para que nada seja esquecido. Nossa meta é que todas sejam devidamente reformadas e readequadas”, afirmou a Secretaria Maria.




Egídio da Silva, 45 anos, é proprietário de uma loja que fica localizada em frente ao CEIM Lindóia e disse que “as professoras comentavam que havia algumas goteiras, mas vão arrumar o telhado. Estava precisando de uma reforma, está ficando bonita com a nova pintura.”
Prefeitura Municipal de Biguaçu

Gerência de Comunicação Social
Luiz Lunardelli - (48) 7812.0093
Equipe: Ariane Cidral, Evandro Duarte e Martha Huff



        Biguaçu terá melhorias no Saneamento Básico


Biguaçu se prepara para cumprir mais uma exigência da Legislação Federal, que resultará em reflexos positivos para a população em curto e médio prazo. O prefeito José Castelo Deschamps vai assinar na próxima terça-feira, 18/01/2011, às 10h:00m em seu Gabinete, o contrato com a empresa vencedora da licitação (Sanetal), para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), requisito indispensável para validar contratos e obter novos recursos e investimentos federais na cidade.
O Plano vai diagnosticar a situação atual e propor melhorias para as áreas relacionadas com o abastecimento de água, esgotos sanitários, drenagem e controle de águas da chuva, limpeza urbana e manejo do lixo.
Depois de concluído, será uma ferramenta de planejamento e gestão para promover a melhoria das condições sanitárias e ambientais e da qualidade de vida da população de Biguaçu.
Um grupo executivo composto por representantes do Conselho Municipal de Saneamento Básico, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), Agesan, Casan, Vigilância Sanitária de Biguaçu, Acatmar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Proactiva Brasil, complementará o gerenciamento do processo até a conclusão da sua versão preliminar, que será submetida à audiências públicas locais para discutir o conteúdo do Plano e receber propostas da população para o seu aprimoramento.
O trabalho deverá estar concluído em seis meses e será coordenado pela equipe da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, dirigida pelo Secretário Antônio Felipe Asmuz Pereira. Outras secretarias também estarão envolvidas na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Biguaçu, como as de Saúde, Obras, Turismo, Assistência Social, Educação, Integração Regional e Fundação Municipal de Meio Ambiente de Biguaçu (FAMABI).

Prefeitura Municipal de Biguaçu
Gerência de Comunicação Social
Luiz Lunardelli - (48) 7812.0093
Equipe: Ariane Cidral, Evandro Duarte e Martha Huff
Fones: (48) 3279-8017
FAX: (48) 3243-4230
www.bigua.sc.gov.br



Regional FM passa a transmitir futebol para a Grande Florianópolis


Emissora catarinense aposta forte no Futebol Emoção de Avaí e Figueirense

Os amantes do futebol emoção na Grande Florianópolis, agora possuem opção no FM. Desde o último sábado, 15/01, a Regional FM, emissora líder no Ibope, passou a transmitir todos os jogos de Avaí e Figueirense, os clubes de Floripa (SC) que neste ano estão na elite do futebol nacional.

E para comandar as emoções do Campeonato Catarinense 2011, a Regional FM investiu pesado em bons profissionais. Os narradores, ambos vindos do Rio de Janeiro, sabem muito bem como emocionar o ouvinte. Odilon Jr. (ex-Tupi AM/FM) e Rafael Araldi (ex-Esporte Interativo TV), são considerados grandes nomes em coberturas esportivas.
A equipe comandada pelo diretor Luiz Carlos Goedert também conta com os trabalhos de Tiago Rocha (plantão esportivo), Diego Felisberto (informações do trânsito) e reportagens de campo de Fábio Machado, Bruno César e Jouber Albuquerque. Os comentários são de Balduino. E na galera, reportagens com a "Garota Regional".

Os primeiros jogos a serem transmitidos na freqüência 106,5FM e pelo site www.radioregionalfm.com.br foram AVAI X CHAPECOENSE, no sábado (15), às 17h, direto da Ressacada e METROPOLITANO X FIGUEIRENSE, no domingo (16), às 17h, direto de Blumenau. A emissora passa a transmitir todos os jogos das duas equipes da capital catarinense.