PÁGINA 5 - GENTE QUE FAZ


  

Grupo de voluntários preparados e ansiosos para começar a distribuição, afinal passaram um ano esperando pelo momento
  
NATAL SOLIDÁRIO DO NATALINO PERCORRE COMUNIDADES
 
Nem a chuva impediu que a solidariedade chegasse às crianças de comunidades

Fotos: Alene Tibes

Texto:José Nonato

Dia 25 de Dezembro, é Natal de 2010. Por volta das 15h30 uma carreata sai do bairro Forquilha, da frente da casa do Natalino em direção a algumas comunidades carentes de São José, município da Grande Florianópolis.
O Papai Noel puxava a carreata
Quando o grupo se reuniu para a saída não chovia, todos estavam empolgados e ansiosos para dar início a tão esperada distribuição de doces e brinquedos.
Finalmente é dada a largada, à frente o Papai Noel, em um trenó puxado por uma moto, guiava o grupo de veículos e por onde passava fazia a alegria da garotada.
A distribuição do dia 25 foi fruto do que sobrou do Natal solidário, realizado no dia 19. ´Foram tantas doações recebidas que deu para distribuir com fartura no em dois dias.
São 17 anos que o funcionário público realiza o evento. Não tem pretensão política, apesar de ter recebido convite para concorrer até a vice-prefeito de uma cidade vizinha, onde é eleitor.
Durante o trajeto começou a chover, mas a chuva forte não desanimou o grupo de levar alegria até as pessoas. E foram muitos os que cercaram a caminhonete que fazia a distribuição. alguns com guarda chuvas outros sem. Crianças com pés descalços, em algumas comunidades.
Criança deficiente recebe doces e brinquedos
Uma cena captada pela repórter fotográfica Alene Tibes comoveu o grupo, Natalino se emocionou. Numa casa, na vila do Horto Florestal, uma comunidade palpérrima e abandonada pelo poder público, uma criança deficiente é colocada na janela para receber o kit de doce e o brinquedo. O pequeno usa fralda plástica pois a deficiencia o impede de fazer as necessidades fisiológica como qualquer criança normal. "Toda vez que venho aqui e me deparo com esta cena me dá vontade de chorar, é por isso que eu não posso parar com esta obra", diz emocionado Natalino.
Para chegar em um povoado tiveram o desafio de enfrentar uma vala feita pela ação da chuva. Natalino foi na frente guiando os motorista para não estragar o carro. Mas isso não foi motivo de desanimar, parar e muito menos entristecer.
afinal tudo era motivo de alegria, o prazer de chegar aonde as pessoas mais precisavam. Um dos carros da comitiva ferveu o motor, mas a carreata não podia parar.
Quase no final da distribuição uma cena fez parar, uma situação que superou todas as dificuldades: uma senhora caminhava com uma rapaz especial, ao ser oferecido o kit de doces para o rapazola a senhora o impediu de pegar. Aquela ação conseguiu parar a comitiva. Os semblantes cairam, apagando os sorrisos. a tristeza tomou conta.  Alguns minutos depois continuaram a trajetória.


AO INVÉS DE PAGAR IMPOSTO, AUXILIE CRIANÇAS CARENTES!




Equipe Portal Tributário



Aos empresários e contabilistas: que tal pensar em direcionar parte do Imposto de Renda para os fundos controlados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente?

Para reduzir o imposto devido e apurado na declaração do Imposto de Renda deste ano, as doações devem ser realizadas até o último dia de dezembro, diretamente para o Fundo da Criança, podendo o doador escolher o projeto a ser beneficiado.
Qualquer pessoa ou empresa no Brasil pode destinar recursos de seu imposto de renda para os projetos sociais aprovados. Veja como é simples:


1. O depósito é feito junto ao Fundo da Infância e da Adolescência na modalidade de doação casada. A pessoa física pode descontar até 6% do IRPF devido na declaração (modelo completo) e a pessoa jurídica deduz até 1% do IRPJ devido no lucro real. Nota: para as pessoas jurídicas, a doação não pode ser deduzida como despesa operacional.


2. No caso das pessoas físicas, que têm imposto retido na fonte, também é possível realizar a doação para posterior devolução de parte do imposto aplicado em incentivo. Neste caso, requer-se que a opção da Declaração seja a completa.


3. No caso das pessoas jurídicas, a dedução do imposto de renda só pode ocorrer para aquelas tributadas pelo lucro real.


Seja solidário: tire da boca do leão para dar para as crianças!


Para maiores detalhamentos sobre as deduções aos Conselhos da Criança e do Adolescente, e dos incentivos fiscais de dedução do Imposto de Renda, baixe gratuitamente a obra "Benefícios Fiscais do IRPJ".
Veja também como sua empresa pode fazer doações diretas ou se engajar no endereço http://www.fiepr.org.br/fundoproinfancia