PÁGINA 7 - EVENTOS

JORNALISTA LANÇA LIVRO NA CAPITAL CATARINENSE
Lançamento do livro Cale-se – a MPB e a ditadura militar aconteceu em Coqueiros, Florianópolis

Simpatia: Manu recepcionou os pesentes com um belo sorriso, enquanto autgrafava.
   

















     A jornalista Manu Pinheiro, em parceria com a editora carioca Livros Ilimitados, lançou no dia 08 de dezembro, em Florianópolis, a obra Cale-se – a MPB e a ditadura militar. Mais do que um registro das composições da música popular brasileira, esta obra busca ser um selecionador de músicas que serviram – e servem até hoje – como registros de um dos períodos mais importantes da história contemporânea do nosso País.

    Cale-se – a MPB e a ditadura militar nasceu como um trabalho acadêmico. A pesquisa, realizada durante a conclusão do curso de jornalismo da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, tinha como foco o uso da música como ferramenta de comunicação. Apaixonada pelo tema há muito tempo, a autora escolheu a época em que o Brasil viveu a ditadura para desenvolver a pesquisa.
    Manu Pinheiro desde cedo começou a trabalhar com jornalismo. Como profissional passou pelo rádio e pela televisão, onde adquiriu experiência como locutora, produtora, roteirista e editora. Atualmente trabalha com assessoria de imprensa e desenvolve projetos especiais em comunicação. O encontro com a editora foi inusitado: um texto publicado pela internet chamou a atenção da equipe no Rio de Janeiro. Alguns e-mails trocados e o texto da monografia surgiu como opção para a editora. Com um texto leve e um assunto que atinge uma boa parte do público, não foi difícil o caminho a publicação do trabalho.
    A Livros Ilimitados, cuja sede fica na cidade do Rio de Janeiro/RJ, trabalha com um novo conceito para o mercado literário, com uma proposta diferente de comercialização e divulgação. A editora começou a funcionar em setembro de 2009, e desde então vem buscando novos autores de diversas regiões do Brasil, publicando e vendendo em seu site suas obras nas versões impressa e eletrônica.
    A divulgação dos livros, pela editora, acontece tanto com o site quanto através das ferramentas disponíveis com a internet – como email marketing, redes sociais, entre outros. Mais informações pelo site www.livrosilimitados.com.br

1ª LAÇADA SOLIDÁRIA, UMA AÇÃO QUE VAI PREMIAR MUITAS FAMÍLIAS
    Natal é tempo de solidariedade e, proporcionar um fim de ano melhor para famílias carentes é a proposta de muitas pessoas. O que individualiza as ações são ideias criativas e formas diferenciadas de realizá-las.
A Laçada Solidária, que aconteceu nos dias 11 e 12 de dezembro, foi uma das formas que um grupo de tradicionalistas gaúchos encontrou para reunir amigos, confraternizar e também contribuir socialmente com a comunidade na qual estão inseridos.
    A programação de dois dias terá início no sábado (11/12), às 9h, com uma Cavalgada que sairá do Parque do CTG Os Praianos e percorrerá as ruas do bairro de Forquilhinhas, arrecadando alimentos não perecíveis, roupas e brinquedos que serão distribuídos às famílias de baixa renda do município de São José, proporcionando um natal mais feliz para muitas pessoas. Ao término da cavalgada será servido um carreteiro ao valor de R$ 10,00 por pessoa e às 16h um show musical animará os presentes e terá como entrada 1kg de alimento não perecível.
Já no domingo (12/12), a programação inicia às 7h30, com a Alvorada Campeira. A partir das 8h haverá competições da Taça Nosso Lar (NENL). Na parte da tarde as atividades começam às 13h com a disputa da Taça “A Bela e a Fera”, finalizando com a Taça LAÇADA SOLIDÁRIA.
Toda a renda do evento será revertida para entidades carentes e as pessoas que irão trabalhar no evento são voluntárias.







O título em Florianópolis ficou com o Piloto da F-1 Lucas Di Grassi
Um fim de semana brilhante no Desafio das Estrelas



 Suellen, da Mais Alegria, posa para a foto com o piloto Felipe Massa

   




















  



    Felipe Massa, organizador do evento, definiu o Desafio das Estrelas 2010 como pura competição, conquistado no domingo por Lucas Di Grassi, piloto da Virgin na última temporada da Fórmula-1. O paulista de 26 anos ficou com o título graças à vitória na 1ª bateria do Desafio, disputada sábado à noite na Arena Sapiens, em Canasvieiras.
Na 2ª bateria, disputada no domingo, Di Grassi abandonou a corrida logo no início e teve que comemorar dos boxes o triunfo de Bia Figueiredo, que lhe garantiu o troféu de campeão.
    O final de semana de alta velocidade em Florianópolis não decepcionou os amantes do automobilismo. O clima de festa e confraternização ficou restrito às arquibancadas, já que, dentro da pista, o que se viu foram 27 pilotos lutando muito pela vitória. Exceto pelo ator Marcos Pasquim, convidado especial deste ano, todos os competidores vieram de categoria nobres do automobilismo: Fórmula-1, F-Indy e Stock Car.
    A grande novidade neste ano foi a realização na corrida noturna, no sábado, utilizando o mesmo equipamento que ilumina os GPs de Cingapura e Abu Dhabi na F-1. Principal projetista do traçado do kartódromo, Di Grassi travou um duelo emocionante com Felipe Massa, Antonio Pizzônia e o espanhol Jaime Alguersuari pela liderança e acabou levando a melhor na 19ª volta, em uma manobra emocionante que deixou os três concorrentes para trás. Com o triunfo, o paulista somou 25 pontos na tabela de classificação.
    A sorte parecia ter abandonado Di Grassi na 2ª bateria. Ele chocou-se com Antonio Pizzônia logo após a largada e ambos tiveram que deixar a disputa, deixando em aberto o destino do título. Saindo da ponta, Rubens Barrichello conseguiu defender a liderança diante de Vitor Meira e Jaime Alguersuari até quase o final da corrida. Um toque feminino superarou o experiente piloto.
    Bia Figueiredo, largando da 11ª posição, deu um show. A paulista de 25 anos, única mulher no grid, ignorou os nomes mais ilustres à sua frente e foi ultrapassando um a um, inclusive Felipe Massa e Tony Kanaan. Na 23ª volta, já no final da corrida, Bia pôs o kart de lado na reta e deixou o ex-líder Barrichello comendo poeira, para delírio do público.
    A garota disse que nunca imaginou que um dia ia passar o Rubinho em uma corrida e ganhar. E completa afirmando que essa é provavelmente a maior vitória de sua carreira.
Na classificação final, quatro pilotos empataram com 25 pontos: Lucas Di Grassi, Felipe Massa, Bia Figueiredo e Rubens Barrichello. Di Grassi foi o vencedor pelos critérios de desempate, que dão a vantagem para quem conseguiu o melhor resultado na 1ª bateria.



Resultado final da 2ª bateria:



1º - Bia Figueiredo - 28 voltas em 26min16s (média de velocidade de 77km/h)

2º - Rubens Barrichello - a 1s361

3º - Felipe Giafone - a 2s275

4º - Tony Kanaan - a 2s717

5º - Marcos Gomes - a 3s419

6º - Allam Khodair - a 4s789

7º - João Paulo Oliveira - a 5s556

8º - Jaime Alguersuari - a 6s295

9º - Leonardo Nienkotter - a 8s170

10º - Ricardo Zonta - a 8s679

11º - Felipe Massa - a 9s046

12º - Vitor Meira - a 9s109

13º - Enrique Bernoldi - a 9s790

14º - Thiago Camilo - a 10s525

15º - Xandinho Negrão - a 12s078

16º - Max Wilson - a 15s628

17º - Ricardo Maurício - a 16s008

18º - Luciano Burti - a 16s228

19º - Helio Castroneves - a 18s891

20º - Bruno Senna - a 22s225

21º - Alberto Valério - a 24s538

22º - Christian Fittipaldi - a 7 voltas

23º - Popó Bueno - a 7 voltas



Classificação final do Desafio das Estrelas 2010 (soma dos pontos das duas baterias):



1º Lucas Di Grassi - 25 pontos

2º Felipe Massa - 25

3º Rubens Barrichello - 25

4º Bia Figueiredo - 25

5º Tony Kanaan - 24

6ºJaime Alguersuari - 21

7º Marcos Gomes - 21

8º Felipe Giaffone - 19

9ºAllam Khodair - 16

10º Vitor Meira - 13

11º João Paulo Oliveira - 11

12º Luciano Burti - 7

13º Leonardo Nienkotter - 7

14º Ricardo Zonta - 6

15º Thiago Camilo - 5

16º Enrique Bernoldi - 3

17º Xandinho Negrão - 2 pontos